Barragem de garimpo se rompe no Mato Grosso

Publicado por
Compartilhado

Uma barragem de rejeitos de lavra de ouro se rompeu na manhã desta terça-feira (1º),  no município de Nossa Senhora do Livramento, distante 38 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) e Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento.

Com o rompimento, a comunidade de Brejal acabou ficando isolada e teve o fornecimento de energia e serviços de telefonia interrompidos.

Vistoria ANM

Segundo a imprensa local, ao menos dois funcionários ficaram feridos e deram entrada no Hospital Municipal. Uma das vítimas apresentava diversas escoriações pelo corpo, mas nenhuma fratura. O segundo não possuía ferimentos ou fraturas, mas reclamava de tontura e falta de ar.

Ambos foram medicados e já tiveram alta hospitalar. A Sema informou que uma equipe foi verificar a ocorrência. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado ainda não tem informações.

Em nota, a Sema disse que uma equipe, em conjunto com a Agência Nacional da Mineração (ANM), está no município para avaliar os impactos ambientais ocorridos devido o rompimento da barragem de mineração.

Veja também: Governador diz que barragem da Bamin será “de pedra e com todas as seguranças”

“A Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) informa que uma equipe, em conjunto com a Agência Nacional da Mineração (ANM), está em Nossa Senhora do Livramento (38km de Cuiabá) para avaliar os impactos ambientais de rompimento de barragem de mineração. O empreendedor comunicou o ocorrido à Sema e aos demais órgãos de controle e relatou que já tomou as primeiras providências, como a construção de diques de contenção”, diz a nota.

Google Maps

A barragem armazenava aproximadamente 600 mil m³ de rocha aurífera e estava classificada como de risco médio, com dano potencial considerado baixo. A barragem TB01 está em nome do empresário Marcelo Massaru Takahashi.

O Estado de Mato Grosso possui 31 barragens de mineração, sendo que 14 delas têm potencial de médio risco e uma delas é classificada como de alto risco. Os dados constam no relatório mais recente publicado em janeiro deste ano, pela Agência Nacional de Mineração (ANM), sobre situações das barragens de minério em todo país.

Esta postagem foi publicada em 1 de outubro de 2019 15:58

Publicado por

Notícias recentes

Vitória da Conquista, Itororó e Morro do Chapéu recebem títulos capitais estaduais do Biscoito, da Carne de Sol e do Vinho

O governador Jerônimo Rodrigues sancionou, nesta quinta-feira, 2 de maio, dezoito leis concedendo títulos de…

3 de maio de 2024

Empresa do setor automotivo abriu vagas de emprego na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e outros estados

A multinacional de engenharia e Tecnologia da informação (TI), PTC Group, com operação em mais…

3 de maio de 2024

Feira de Empregabilidade vai ofertar 150 vagas de emprego e estágio em Vitória da Conquista

No próximo dia 9 de maio, a cidade de Vitória da Conquista sediará um evento…

3 de maio de 2024

Guanambi registrou uma morte no trânsito a cada 103 horas do mês de abril

Abril foi marcado pela violência no trânsito em Guanambi, com 48 ocorrências registradas em vias…

3 de maio de 2024

PT vai oficializar pré-candidato à prefeitura de Guanambi neste sábado

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Guanambi irá anunciar oficialmente seu pré-candidato…

2 de maio de 2024

IFS abriu concurso com 183 vagas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) abriu, nesta terça-feira, 30…

2 de maio de 2024